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domingo, 24 de agosto de 2008

Como voar em helicópteros - Básico


Eu aterrisei esse Bell 206b em uma plataforma de petróleo. É só seguir as dicas e dedicação.



Pessoal, aqui vai uma dica para aqueles que querem voar em aeronave de asas rotativas. Como você, me senti frustrado ao tentar voar em um helicóptero e simplesmente a coisa num funcionou. Por mais que eu tentasse, simplesmente, a coisa num voava. Daí, saí fuçando pela net e achei essas dicas e juram que funcionaram.

Eu encontrei várias coisas na net. Descobrio que inicialmente, o problema está na configuração da sensibilidade e realismo. Então, mãos a obra

Configurando

Primeiramente, vá na áerea de configurações (settings) e clique em realismo. Ponha tudas a s opções (General, P-factor, Torque, Gyro, Crash Tolerance) para o máximo (isto mesmo, no máximo, não se assuste!). Deixe a opção Auto-Rudder marcada.

Agora configure os controles. Primeiramente, ponha todas as sensibilidades (Ailerons, Elevators, Throtle e Rudder) no máximo e os Null Zones (zonas nulas) no mínimo.

O Joystick.

Eu sei, para muitos, adiquirir um joystick é caro. Mas vale a pena cada centavo. Caso você tenha um, há umas divergências quanto a como segurar enpunhá-lo. Eu empunho da mesma forma de que aeronaves de asas fixas. Alguns colam a mão na base do joystick e usa apenas os dedos, nesse caso, deixo seu encargo achar a melhor maneira que lhe convier.

Voando no helicóptero (Ufa! Finalmente!)

Para início do meu treinamento, eu escolhi a aeronave Bell 206b Jet Ranger. É uma aeronave simples de voar (Só mude de aeronave, quando estiver craque no Bell 206b). Já o aeódromo escolhido foi o de Aosta (LLMW) na Suiça. Esse aeródromo fica a 1788ft de altitude no meio dos alpes suiços. Eu usei esse aeródromo propositalmente pois além da vista ser um barato, possui apenas uma única pista exatamente na posição Leste e Oeste. O fato de estar bem acima do nível do mar, eu não ficava preso ao altímetro e me obrigava a pousar no visual. (Se bem que, é só diminuir mentalmente 1788ft pela altitude marcada no atímetro). O treinamento é simples: Decole e tente aterrizar nos números da pista (9 e 27), Depois passe a tentar pousar em pontos aleatórios no mapa. Inicialmente, ajuste o clima para vento mínimo e aos poucos vá aumentando com seu progresso). Entenda que: Demora para pegar o jeito, então, tenha paciência!





*Dicas importantes:





  • Na configuração geral, marque a opção para que a aeronave ignore batidas e danos (crashes and damages). Assim você pode ficar horas treinando sem problemas de ter que reiniciar a simulação.
  • Muita gente usa uma segunda janela menor mostrando a aeronave por cima, para saber se está tocando o local certo do solo. Não faça isso. Isso além de confundir no início, deixa a pessoa viciada a usá-la.

    Os controles

    O próximo passo é se familiarizar com a forma de controlar o pássaro em vôo. Para isso você vai usar o CÍCLICO (o joystick), o COLETIVO (teclas PageUp e PageDown) e o ROTOR DE CAUDA (teclas INS e ENTER do teclado numérico - NumLock desativado). Como os helicópteros do Flight Simulator em geral não possuem piloto automático, eles requerem atenção constante e vôo 'na mão' desde a decolagem até o pouso.

Os dois principais instrumentos do painel a serem usados são o controle do torque e o horizonte artificial, sendo que o primeiro reage aos ajustes do coletivo e o segundo reage ao uso do cíclico.
Para aumentar a velocidade mantendo a altitude, você deve inclinar o joystick para a frente (suavemente) e aumentar o torque (bastam uma ou duas 'tecladas' no PageUp) pois ao baixar o nariz, a aeronave tenderá a perder altitude. Para diminuir a velocidade mantendo a altitude , você deve inclinar o joystick para trás (suavemente) e diminuir o torque (bastam uma ou duas 'tecladas' no PageDown) pois ao levantar o nariz, o helicóptero tenderá a ganhar altitude. Manter velocidade e altitude constantes é portanto uma questão de ajuste de cíclico e coletivo em conjunto.

Mas e como se faz para subir e descer? Basta diminuir ou aumentar o torque, observando o CLIMB a fim de obter a razão de descida ou subida desejada. Evite a tentação de controlar a subida e descida através do cíclico pois no helicóptero esse controle deve ser feito apenas com o coletivo.

E como eu faço para mudar o rumo? Simples. Ou da forma tradicional (tombando a aeronave para o lado) ou usando o rotor de cauda. Você aplica pequenos toques na tecla correspondente ao lado para o qual quer girar (INS ou ENTER, do teclado numérico), inclinando levemente o joystick também para esse lado. NÃO USE a tecla 5 para retornar à posição neutra pois isso fará com que o helicóptero "chicoteie" e provavelmente você irá perder o controle. Para interromper o giro dê pequenos toques na tecla correspondente ao lado oposto ao do giro.

Para aprimorar e testar seus conhecimentos, tente executar as manobras abaixo:

1. Suba para 1000 ft, rumo 90 graus, 60 Kts. Mantenha por 10 segundos;
2. Acelere para 60 Kts mantendo rumo e altitude. Mantenha por 10 segundos;
3. Desacelere para 40 Kts mantendo rumo e altitude. Mantenha por 10 segundos;
4. Curve 90 graus para a esquerda mantendo velocidade e altitude. Mantenha por 10 segundos;
5. Curve 90 graus para a direita mantendo velocidade e altitude. Mantenha por 10 segundos;
6. Desça para 500 ft mantendo rumo e velocidade. Mantenha por 10 segundos;
7. Suba para 1000 ft mantendo rumo e velocidade. Mantenha por 10 segundos;
8. Curve 180 graus pela direita descendo para 500 ft. Mantenha por 10 segundos;
9. Curve 180 graus pela esquerda subindo para 1000 ft . Mantenha por 10 segundos.

Fontes:

- Aprimorando o vôo nos Helicópteros - Flight Simulator
Por: Carlos Soares da Silva
http://www.aerovirtual.com.br/


- Helicóptero - Como domar esta fera
Por Luiz Machado
http://paginas.terra.com.br/lazer/ivap/heli/

Um comentário:

jlzaros disse...

Como ligar o piloto automatico do
helicoptero EH-101 no flight simulator X